E aí Leitores da Boa Impressão 3D, tudo certo com vocês? Recentemente, aqui no blog, nós escrevemos muitos artigos com temas baseados em games, séries e o mundo geek em geral. Contudo, nem só disso vive o mundo 3D, muito pelo contrário, para você ter noção do quanto nosso mercado pode, literalmente, salvar vidas. Vários cirurgiões do Rio de Janeiro estão usando a impressão 3D para planejar suas cirurgias. Incrível, não é? Leia nosso artigo abaixo e aprenda mais sobre essa aplicação da nossa tecnologia!
A tecnologia na área da saúde avançou muito, mas o futuro é tridimensional
Recentemente você fez algum exame de rotina? Aqueles bem simples como de urina ou sangue? Se não, é bom você conferir a saúde. Brincadeiras a parte, se sim, você sabe da velocidade com que os resultados chegam, cada vez com mais detalhes e resultados aprimorados para serem melhores apurados.
Mas isso não é suficiente para um avanço significativo na medicina. E nos casos dos exames como tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassom e até mesmo o tracional raio-x?
Já pensou se, ao invés de avaliar sua saúde por uma tela ou impressão, seu médico pudesse usar a impressão 3D para projetar partes do seu corpo?
Pois bem, o futuro é tridimensional! Para melhorar ainda mais a qualidade das intervenções cirúrgicas, médicos de um hospital do Rio de Janeiro estão usando a impressão 3D para planejar cirurgias. Incrível, não é? Mas como isso funciona?
Se interessou pelo tema? Leia também:
- Conheça várias aplicações médicas 3D
- Veja o uso de palmilhas impressas por podiatras
- Próteses feitas com impressoras 3D
Como os médios do Rio estão usando a impressão 3D para planejar cirurgias?
De forma resumida, um hospital do Rio de Janeiro é pioneiro no uso da impressão 3D para planejar cirurgias.
O processo é simples, os médicos realizam exames convencionais como tomografias e ultrassons e, de acordo com a necessidade, imprimem em 3D as partes do corpo a serem operadas, em tamanho real, facilitando o planejamento da cirurgia.
Assim, ele consegue ver o defeito com mais clareza e planeja as intervenções antes mesmo de sedar o paciente, otimizando tempo e aumentando a segurança e o sucesso dos procedimentos. Incrível, não é mesmo?
Segundo um paciente entrevistado no hospital, é assustador ver uma parte do corpo em tamanho real quebrada (no caso dele, tornozelo). E isso prova a qualidade da impressão!
O futuro da medicina está cada vez mais atrelado a tecnologia, e nós da Boa Impressão 3D queremos contribuir com isso. Acesse nosso site e veja nossas soluções para você!
