Olá Leitores da Boa Impressão 3D, tudo bem com vocês? Antes do nosso artigo vamos fazer uma breve reflexão: você já teve um problema cardíaco ou conhece alguém próximo que sofreu com isso? Acredite, este tipo de problema de saúde é mais comum do que você imagina e, atualmente, temos milhões de brasileiros na fila de transplante de coração. Mas o que isso tem a ver conosco? Você já pensou se fosse possível usar uma impressora 3D para criar coração? Bem, isso ainda não aconteceu mas em breve, muito em breve será possível! Confira mais detalhes sobre isso em nosso artigo!

Como eles usaram uma impressora 3D para criar um coração de silicone?

Com uma oferta escassa de doadores e uma demanda gigantesca de pacientes na fila de transplantes, cientistas de Zurique, Suíça, resolveram desenvolver um órgão artificial, feito de silicone e impresso com uma impressora 3D.

O objetivo é estudar a aplicação desse órgão para que, num futuro próximo, eles possam ser fabricados e salvar muitas vidas.

Os cientistas que usaram impressora 3D para criar coração conseguiram um órgão que imita perfeitamente o nosso, com os ventrículos esquerdo e direito e uma câmara adicional que substitui o septo interatrial, permitindo que o coração de silicone bombasse sangue.

Uma curiosidade é que a criação suíça pesa apenas 390 gramas, com um volume total de quase 700 cm³. Incrível, não é? Aproveite e veja outras aplicações médicas já citadas pelo nosso blog abaixo:

E o coração de silicone aguentou quanto tempo?

Fabricar um coração em tamanho real foi a parte “fácil” do projeto, o difícil mesmo foi fazê-lo funcionar!

Os cientistas conseguiram fazer com que o coração impresso em 3D bombear um líquido viscoso, similar ao sangue humano, por cerca de 3 mil batidas, o que representa cerca de 30 minutos em batimentos e pressão arterial normal. Passado o tempo o material não conseguiu suportar a pressão gerada.

Bem, isso é apenas o começo, mas no futuro será comum e a salvação de muitas pessoas que os médicos consigam usar impressora 3D para criar coração, ossos, cartilagens, dentre outras partes do corpo.

Comentários