O custo de manter uma loja física é grande, não há como negar. Aluguel, luz, água, telefone, funcionários, ou seja, uma série de investimentos. Para alguns empreendedores que trabalham com a tecnologia de impressão 3D e iniciam o seu negócio, podem ser custos pesados e difíceis de arcar logo no início.

Uma solução para esse problema podem ser as lojas colaborativas. Fugindo do modelo convencional da comercialização de produtos, essas lojas alugam espaços nas prateleiras para que qualquer um possa expor o seu produto. Isto ideal para quem não tem verba para investir capital num espaço próprio.

O que são lojas colaborativas

Lojas colaborativas surgiram com os tempos de crise e a dificuldade na economia, com parte do bolo da economia criativa que necessitou reunir marcas pequenas, muita vezes locais e com conceitos inovadores, ou seja, um modelo de negócios que se encaixa muito bem para quem produz peças e objetos de decoração com impressão 3D, por exemplo.

Fora água, luz, internet, com uma redução considerável dos custos fixos de qualquer empreendedor. Os valores costumam ser: aluguel de um pequeno box, espaço ou prateleira para exposição dos produtos e a taxa de administração que varia de acordo com cada espaço e tamanho, baseado no percentual das vendas.

Há uma curadoria antes da marca ser selecionada para exposição e fila de espera. Há lojas colaborativas com uma temática específica, como tecnologia ou artesanato. Quando iniciar a busca por um espaço para comercialização dos objetos 3D, atente-se nesta especificidade do mercado.

As lojas colaborativas costumam ficar em endereços badalados das cidades, com grande circulação de pessoas e públicos variados. Alguns exemplos dos principais produtos que podem ser expostos por empreendedores que utilizam da impressão 3D são:

  • bijuterias no geral;
  • brincos, colares e pulseiras;
  • objetos de decoração;
  • peças de design de produto;
  • universo Geek;
  • pequenos bonecos, chaveiros e canecas;
  • utensílios de cozinha temáticos.

Sugestões de lojas colaborativas

#1 Endossa
Com 5 espaços em São Paulo e 3 filiais em Brasília, a Endossa é famosa na exposição e comercialização de produtos criativos e diferentes nos endereços com muita oferta de público.

#2 Cada Qual Galeria
Localizada no coração de São Paulo, a Cada Qual Galeria foi lançada em 2010 e hoje contempla uma série de marcas que variam desde objetos 3D até roupas e acessórios.

#3 Retoke
Com foco em empreendedorismo coletivo, a Retoke fica no Rio de Janeiro e apresentam outra forma de consumo.

Uma publicação compartilhada por RETOKE (@retoke) em

#4 Bendita Colab
A loja colaborativa fica em Curitiba e expõe produtos artesanais e autorais, além de cursos.

Lembre-se: as lojas colaborativas são verdadeiros locais para produtos com características inovadoras. Utilize da sua criatividade na modelagem e impressão dos objetos, assim terá mais chances de conseguir o seu espaço.

Gosta de alguma loja colaborativa de sucesso? Comente abaixo para a equipe da Boa Impressão 3D conhecer!

Continue acompanhando o BLOG da Boa Impressão 3D, pois sempre surgirão novidades por aqui.

impressora3d-stella2

Comentários