Se você tem uma impressora 3D já teve ter pensado se existe uma forma de reciclar as peças que deram errado ou sobras de suporte. A maioria das pessoas guarda todas essas peças em uma caixa torcendo para que um dia surja uma forma fácil de reciclar e ter outra utilidade.

Pensando nisso, o Stelleiro Mateus Machado que trabalha com projetos de móveis com impressão 3D, elaborou uma “receita” para transformas essas sobras de PLA em assento para o banco de um dos seus projetos na Print Mobi.

Você vai precisar de:

  • – Forno elétrico;
  • – Forma de bolo com diâmetro de 25 cm X 5 cm de altura;
  • – Refugo, torres e peças com defeito. Se as peças forem grandes, corte com uma serrinha e deixe com no máximo 5 cm. Isso facilita o derretimento.

PS.: Só foi testado com PLA. Para ABS ou PETG serão outros valores de tempo e temperatura. O forno deve estar posicionado numa superfície plana.

Atenção: Este é um processo experimental sem garantia de sucesso. Tome cuidado com as peças quentes e utensílios utilizados.

Procedimento:

– Coloque na forma 500 gramas (aproximadamente) de PLA. Use sua criatividade nessa hora, posicione as cores de forma a gerar um efeito legal. Peças menores primeiro, seguido das maiores;

– Deixe o dourador superior do forno desligado;
– Pré-aqueça o forno por 20 minutos em 180° graus.

IMPORTANTE: Acompanhe o processo e marque o tempo.

– Coloque a forma com o PLA por 40 minutos a 180° graus;
– Após esta primeira etapa, diminua a temperatura para 50° graus e espere mais 10 minutos;
– Desligue o forno e deixe ele resfriar por completo. Isso deve levar 2h30 aproximadamente e evita que a peça trinque ou rache;
– Retire a “bolacha”, passe uma lixa bem grossa nas extremidades e separe a peça;
– Repita o primeiro processo agora para a segunda “bolacha”;
– Após os 40 minutos da segunda fornada, retire a forma com cuidado e coloque a primeira bolacha por cima da forma, com a face oposta (lembre de uma bolacha recheada!);

– Vamos unir as duas bolachas deixando por mais 40 minutos no forno;
– Repita o processo de resfriamento, 10 minutos a 50° graus depois desligue o forno e espere o resfriamento natural por 2h30.

Ao retirar a peça, lixe e dê o acabamento de sua preferência. Para fixar os pés no assento é fundamental fazer uma pré-furação, caso contrário, pode rachar. Com um parafuso com espessura de 3,5 mm, utilize uma broca de 3 mm.

Você pode testar essa técnica com outros materiais e em outros formatos, pode tentar fazer porta copos, chaveiros ou pesos de porta com este mesmo processo! Mão na massa e mandem fotos dos resultados!

impressora3d-stella2

Comentários