A Equipe Eco Octano da UFPR fez a apresentação, na ultima semana, dos seus protótipos de carros para a competição Shell Eco Marathon 2018. Os veículos contam com peças impressas em 3D desenhada pelos próprios integrantes da equipe, o que facilitou e barateou a produção de partes especificas dos protótipos. Vamos das uma olhada nas soluções criadas por ele.

Volante feito de impressão 3D

A peça principal impressa em 3D foi o volante, o qual foi feito de uma montagem no software SolidWorks, e contou também com uma chapa de alumínio que serviu como principal estrutura de toda a peça, desse modo as outras partes impressas tiveram suas medidas feitas para o encaixe na chapa, as quais serviram de suporte para o display conectado a uma placa que também conta com as outras conexões do veículo.

Importante destacar que a impressão permitiu uma ergonomia melhor no volante e um design com a logomarca da equipe, como também o manuseio durante a construção do veículo, pois as peças foram impressas separadas, formando uma montagem no final.

Pequenos detalhes que fazem a diferença

Para o sistema de refrigeração do motor a combustão, foi utilizado um cooler, o qual tivemos como ideia focalizar a ventilação para a cabeçote do motor e assim utilizar o máximo do vento diretamente a ele. O cooler foi instalado em
uma peça em 3D a qual fez o canal do vento diretamente para o motor e estava fixa em uma chapa também presa neste.

Outras peças impressas foram os suportes dos botões de emergência e lâmpada, os quais foram feitos para encaixar nos tubos dos dois veículos e dos botões propriamente ditos.

A equipe Eco Octano da UFPR usa filamentos para impressora 3D da Material 3D da Boa Impressão 3D. Materialize suas ideias com essa marca prima pela excelência.

impressora3d-stella2

Comentários