Blog

Diferenças entre qualidades de Impressão 3D

Diferenças entre qualidades de Impressão 3D
|

A cultura de Impressão 3D está cada vez mais presente em nosso meio com a popularização das impressoras 3D que estão cada vez mais acessíveis. Hoje já não é difícil encontrar profissionais que utilizam essa tecnologia como autônomos ou dentro de empresas em diversas áreas e mercados, pois a impressora 3D é uma máquina bem versátil.

Umas das configurações que se aprende a fazer logo no início é alterar a qualidade de impressão 3D. Na impressora 3D Stella 2, por padrão, alguns níveis já vêm pré-definidos. Veja a diferença de imprimir em ultra qualidade até baixa qualidade na impressora 3D Stella 2 neste vídeo feito pelo canal EuTestei.

Qualidades de Impressão

Como pode ser visto no vídeo, o parâmetro para a qualidade de impressão é a altura da camada, ou seja, a impressora precisa ser capaz de fazer um fio com diferentes alturas dependendo de como foi fatiado no software. Essa altura pode variar de 0,05mm até 0,6mm que apesar da proporção, a diferença é bem grande.

Na prática, camada mais finas deixam um acabamento melhor na peça, com linhas quase imperceptíveis, porém, a impressora precisa fazer mais camadas para concluir a impressão, então o tempo trabalho aumenta consideravelmente. Por outro lado, as mais grossas como as de 0.6mm demandam menos tempo de impressão por precisar de menos camadas, porém o acabamento fica bem rústico.

Então a escolha da qualidade da impressão vai depender para qual a finalidade o objeto será impresso, caso seja algo para ser exposto para decoração, por exemplo, é interessante usar as configurações mais finas. Porém, se a finalidade do objeto impresso é mais para uso prático, recomenda-se utilizar camadas mais altas.

Gostaram dessa explicação sobre qualidades de impressão? deixe seu comentário abaixo :)

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas