Blog

Como usar a impressora 3D para produzir Action Figures

Como usar a impressora 3D para produzir Action Figures
|

Há muitas formas de empreender e gerar renda com a impressão 3D. Entre elas está a produção de action figures, em português, figuras de ação.

Essas figuras estão cada vez mais consumidas no Brasil por fanáticos da tecnologia, filmes, jogos, histórias em quadrinhos e a impressão 3D é uma excelente alternativa para contribuir com esse mercado da cultura geek e nerd.

Descubra abaixo no artigo do Blog da Boa Impressão 3D como gerar renda com as actions figures com impressora 3D Stella 2.

Afinal, o que é uma action figure?

Action figures são peças de vários tamanhos, formas e minuciosos detalhes que preenchem cada vez mais as estantes dos apaixonados por coleções, especialmente aqueles que vivem no universo da cultura geek.

Podem ser personagens de filmes, séries, desenhos animados ou até mesmo dos quadrinhos. Estão sempre em posição de ação, ou seja, com diversas poses e articulações.

Normalmente é feito de plástico e, sem dúvida, não há como resistir à tendência ao avistar a representação do personagem favorito.

Há action figures de praticamente tudo que se possa imaginar. Muitos stelleiros geram renda com a impressão e comercialização desses bonecos a partir das impressões 3D.

Ana Paula Santos, do Roboticando, é uma delas. Veja na imagem a seguir a action figure da personagem Sininho impressa na Stella 2 com o plástico PLA na composição:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ana Paula de C. K. Santos (@roboticando) em

Peças para decoração

A cultura geek invadiu restaurantes, lojas, prateleiras dos quartos infantis e mesas de escritório.

Tornou-se uma peça de decoração com uma diversidade de espaços. Abuse da criatividade e inicie a impressão das action figures favoritas e gere uma renda extra com a impressora 3D Stella 2.

Como é feita uma action figure numa impressora 3D?

O primeiro passo é ter o molde do personagem que deseja imprimir. Pode ser feita nos softwares específicos, como SketchUp ou Blender. Também é possível  baixar algum material já pronto na internet.

Na maioria dos casos é necessário dividir o personagem em partes para imprimir, por conta do tamanho do campo de impressão, afinal, a maioria dos bonecos medem entre 15 e 40 centímetros.

Após o processo de impressão, mais uma forma de agregar valor à peça é finalizar a action figure com pintura e acabamento dos detalhes, dando um toque de exclusividade e artesanal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Raven Design (@designraven) em

Onde encontrar modelos de action figures para imprimir?

Há bibliotecas com modelos de action figures disponíveis na internet. As mais famosas e utilizadas por stelleiros são: thingiverse.com ou myminifactory.com.

Lembrando que há modelos free, ou seja, que não necessitam de pagamento e podem ser utilizadas quantas vezes desejar, com licença de uso legal.

No entanto, há modelos mais específicos com direito de uso de reprodução, e, sem dúvida, necessitam ser pagos.

Inicie com uma action figure mais simples e teste por processos diferentes de acabamento. Cores, formatos e modelos.

Onde vender sua action figure

A internet possibilita uma série de plataformas já prontas para a comercialização de produtos, com e-commerces específicos para microempreendedores.

As redes sociais também são uma ótima alternativa de divulgação das impressões 3D. Action figures costumam render belas fotos, por conta das peças mostrarem os personagens poses de ação.

Assista aqui ao vídeo que produzimos em parceria com o canal EuTestei. Lá mostramos como é possível ganhar dinheiro com impressão 3D. Uma action figure pode ser um bom início do seu negócio.

Receba novidades da Boa Impressão 3D direto na sua caixa de e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da impressão 3D.

*Foto principal das impressões do Stelleiro Guilherme Paula

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Entre na conversa sobre este post!

  • Neudson Elias de Santana
    Neudson Elias de Santana em 19/06/2019
    Mas como fica a questão de direitos autorais? Pois, mesmo que uma pessoa modele uma personagem em uma posição ou um busto do Batman ou super homem, por exemplo, ele não tem os direitos dos personagens. Se começar a comercializar não tem o risco de um processo? Se for algo pequeno, boca-a-boca entre os amigos e conhecidos, mas um grande volume e propaganda, podem incomodar os detentores das marcas e personagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas