Blog

Conheça as Aplicações Médicas das Impressoras 3D

Conheça as Aplicações Médicas das Impressoras 3D
|

Olá leitores da Boa Impressão 3D, como vocês estão hoje? Recentemente, mais especificamente no começo de abril, o mundo comemorou uma data muito significativa para todos, o Dia Mundial da Saúde. Seja por estética, bem-estar, emergência ou precaução, todos nós temos de cuidar do nosso corpo, e você sabia que para isso existem várias aplicações médicas das impressoras 3D que auxiliam os pacientes e os profissionais? Leia abaixo e saiba mais.

Aplicações médicas das impressoras 3D já citadas aqui no blog

Bem, como nós já dissemos aqui no blog, o mercado de impressoras 3D está crescendo estrondosamente, sendo que isso abre campos para profissionais de diferentes mercados, incluindo o da saúde, que movimenta bilhões todos os anos.

Um grande exemplo disso foi o uso das aplicações médicas das impressoras 3D para personalizar palmilhas, por meio de avaliações, estudos e consultas com podiatras. Assim, dentro de poucos minutos um paciente chega com uma dor crônica e insustentável nos pés, que pode ser resolvida com uma palmilha nova, desenvolvida com tecnologia tridimensional. Incrível, não é?

Além disso, o mercado de próteses também está surfando na onda das aplicações médicas das impressoras 3D, barateando e otimizando a fabricação de equipamentos para amputados. Clique aqui e saiba mais.

O futuro das aplicações médicas com impressoras 3D

Acima você pode conferir algumas aplicações médicas com impressoras 3D usadas hoje, em pacientes do mundo todo. Contudo, por conta de regulamentação de entidades governamentais e desenvolvimento de tecnologias, demorará pelo menos uma década para vermos órgãos e partes do corpo humano impressas por meio da bioimpressão 3D.

Porém, pele e cartilagem já são desenvolvidas e transplantadas em alguns pacientes vítimas de queimaduras. Isso exemplifica o avanço no caminho certo das aplicações médicas das impressoras 3D. Imagine o quão benéfico seria a produção de órgãos para transplantes no mundo?

Outro uso da impressão 3D no campo da medicina é na educação dos futuros profissionais, que podem reproduzir fidedignamente, inclusive com a mesma textura, diversas partes do corpo humano, para fins estudantis. Muito bacana, não é? Isso reduziria gastos e evitaria testes e uso de cadáveres em larga escala.

Resumindo, num futuro bem breve poderemos ver várias aplicações médicas das impressoras 3D sendo usadas na medicina do nosso dia a dia. E se você quer estar na vanguarda desses avanços entre em contato conosco e conheça nossos equipamentos, componentes e filamentos de excelente qualidade.

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas