Blog

Prototipagem 3D: 4 vantagens para fazê-la usando a impressora 3D Stella 2

Prototipagem 3D: 4 vantagens para fazê-la usando a impressora 3D Stella 2
|

Há inúmeros métodos e cases de sucesso que apresentam fórmulas infalíveis com eficácia nos resultados. No entanto, na vida real de um empreendedor, erros e acertos fazem parte do dia a dia, quase como um cientista durante o processo de investigação dos fenômenos dentro do laboratório.

Com a tecnologia 3D não é diferente. Quanto mais impressões, alterações nas medidas, escalas e formatos no arquivo 3D, testes de materiais, acabamentos e finalizações elaborar no objeto 3D impresso, melhor.

Como prototipagem 3D entra nessa história?

Ao pensar em um objeto, com a prototipagem 3D é possível materializá-lo, ou seja, tirá-lo do papel e constatar a sua eficácia, como, por exemplo, ler uma receita de bolo, separar os ingredientes necessários e colocar para assar. De modo prático, são esses os passos de como funciona a impressão 3D.

Sem mais delongas, leia abaixo 4 vantagens sobre o porquê de aderir à prototipagem 3D no seu processo criativo e realizá-lo com a impressora 3D Stella 2 da Boa Impressão 3D:

#1 Baixo custo na prototipagem

O primeiro tópico e a vantagem mais esperada de todas: economia de dinheiro. Sim, falamos em poupar capital mesmo. Ser empreendedor não é fácil e até obter o retorno sobre o investimento dedicado ao negócio demanda tempo e paciência. A prototipagem convencional de um produto, além de ficar mais caro, é restrita, afinal, ao mudar qualquer medida do produto, será necessária nova versão do mesmo e auxílio de terceiros.

Por exemplo, num processo de desenvolvimento de uma peça mecânica de um motor, imagine que 1 milímetro faça toda a diferença na performance. Cada vez que for necessária a fabricação da peça, demandará um investimento altíssimo. Óbvio que este exemplo retrata a indústria de grande porte.

Mas traremos para um microempreendedor, a exemplo de um artesão que produz sabonete como lembrancinha, toda vez que receber uma encomenda que necessite de um formato diferente para seu produto, ele terá que negociar com um fornecedor de moldes para atender o seu cliente, isso agrega custo no produto final.

Já com a solução da impressora 3D na prototipagem, o próprio empreendedor baixa o arquivo do formato que deseja já pronto na internet. Com isso é possível realizar os testes em vários formatos e tamanhos sem depender de terceiros e constatar qual condiz melhor com a preferência do seu cliente.

#2 Economia de tempo

Custo, prazo e qualidade são 3 fatores determinantes para quem trabalha e dedica-se à impressão 3D. Para alavancar um produto, muitos empreendedores apostam no tempo como um diferencial absoluto e primordial perante os clientes. Aí que entra a Impressão 3D na prototipagem do produto. Com a facilidade de se imprimir protótipos e maior refinamento durante a criação do produto, mais tempo preserva-se para colocá-lo à venda e verificar suas falhas e mudanças.

#3 Variação dos materiais

A prototipagem com impressora 3D também apresenta uma terceira vantagem: a variação dos materiais. Com a impressora 3D Stella 2 é possível imprimir protótipos com os seguintes tipos de filamentos:

  • PLA: plástico biodegradável;
  • PETG: plástico mais resistente ao calor;
  • TPU: plástico flexível como borracha;
  • PLA+Madeira: plástico com 20% de madeira com acabamento rústico;
  • PLA+Cobre: plástico com 20% de cobre com acabamento metálico.

Com a possibilidade de experimentação de diversas composições de filamentos, a prototipagem com uma impressora 3D possibilita a variação de testes sobre qual material é mais eficaz para o seu produto.

Por exemplo, suponhamos que seja um designer de interiores e deseja criar um e-commerce de cadeiras conceituais. Com a prototipagem 3D é possível verificar qual a tonalidade de cor é ideal para o seu produto ou até mesmo produzi-lo em escala menor para constatar a medidas e formatos. Determinar a usabilidade e até reproduzi-la em escala real, com diversas pequenas peças todas impressas.

#4 Validação do projeto

Quase como um método científico de validação de hipóteses, a prototipagem 3D funciona como um processo de verificação de erros e acertos no produto. Com economia de dinheiro e tempo que a impressora 3D proporciona na hora de criar o seu protótipo , é possível materializar sua ideia de forma rápida e objetiva.

Validar todos os defeitos encontrados e propor mudanças repentinas, sem necessitar de um processo longo e cansativo. A impressora 3D Stella 2 auxilia neste processo.

Tire as ideias do papel e materialize-as. Aproveite e inscreva-se na newsletter da Boa Impressão 3D. Receba todas às quartas conteúdos, descontos e informações sobre o universo da impressão 3D.

*Foto principal de Eric Andrade‎

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas