banner topo banner topo
Blog

Como calcular o preço de uma impressão 3D?

Como calcular o preço de uma impressão 3D?
|

Depois de algum tempo com uma impressora 3D é fácil notar a capacidade de empreender com este equipamento, afinal o que você tem agora é uma mini fabrica de coisas fantásticas que pode produzir peças para vários mercados. Uma das principais dúvidas que surge na nossa comunidade de Stelleiros é: Como calcular o preço das minhas impressões 3D? Como não ter prejuízo com suas encomendas impressas ?

Calculadora Online

A empresa Cammada, que junta donos de impressoras a seus clientes, criou uma ferramenta para ajudar a precificar o trabalho impresso. A ferramenta permite que o “printer” calcule um valor competitivo para o seu serviço e ao mesmo tempo ofereça um preço justo para o cliente que está fazendo o pedido.

Eles criaram um sistema eficaz para aplicação de descontos progressivos sobre o volume de produção, ou melhor, para o tamanho da impressão solicitada. A calculadora ajuda o printer a entender seus gastos para impressão e facilita a visualização do preço a ser cobrado, uma vez que é inserido a expectativa do seu lucro mínimo.

No site do Cammada você pode fazer o calculo online inserindo dados da sua impressora 3D e o custo do material para ter uma simulação de preço a ser cobrado. Tudo isso é traduzido automaticamente por um gráfico bem intuitivo que desenvolveram para que tudo seja ainda mais claro.

Entenda o Material x Máquina

O custo de material é calculado em função da quantidade estimada de insumo para impressão de um determinado pedido, e o custo de máquina é calculado em função do tempo estimado para impressão de um determinado pedido.

A resolução é inversamente proporcional à velocidade de impressão da peça. Sendo assim, adotaram as seguintes velocidades como padrão para cada resolução:

Ultra (< 0,05cm): 2 cm³/hora
Alta (0,05 – 0,10cm): 4 cm³/hora
Média (0,10 – 0,25cm): 12 cm³/hora
Baixa (> 0,25cm): 20 cm³/hora

Ao preencher todas as lacunas, você printer, terá uma compreensão global de investimento e lucro do seu serviço.

Com base nos custos apontados por você, sua política de descontos e sua expectativa de lucro por pedido, eles irão indicar o preço justo a ser cobrado e o valor mínimo do pedido para nunca ter prejuízo!

Planilha de Custos

Outro método bastante utilizado para se calcular o custo de uma impressão 3D é usar um modelo de planilha criada pelo canal 3D Geek Show. Nela é possivel preencher os dados do tipo de material e o valor de custo de cada um deles. A planilha também calcula uma projeção de retorno de investimento da sua impressora 3D. Faça download da planilha aqui:

Ideias para empreender com Impressão 3D

Aqui no blog reunimos várias dicas para empreender utilizando a sua impressora 3D em diversos mercados, vale a pena dar uma olhada nessas dicas de formas de ganhar dinheiro com impressão 3D. Você também pode assinar nossa newsletter logo abaixo para receber notícias fresquinhas.

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas