Depois de algum tempo com uma impressora 3D é fácil notar a capacidade de empreender com este equipamento, afinal o que você tem agora é uma mini fabrica de coisas fantásticas que pode produzir peças para vários mercados. Uma das principais dúvidas que surge na nossa comunidade de Stelleiros é: Como calcular o preço das minhas impressões 3D? Como não ter prejuízo com suas encomendas impressas ?
Calculadora Online
A empresa Cammada, que junta donos de impressoras a seus clientes, criou uma ferramenta para ajudar a precificar o trabalho impresso. A ferramenta permite que o “printer” calcule um valor competitivo para o seu serviço e ao mesmo tempo ofereça um preço justo para o cliente que está fazendo o pedido.
Eles criaram um sistema eficaz para aplicação de descontos progressivos sobre o volume de produção, ou melhor, para o tamanho da impressão solicitada. A calculadora ajuda o printer a entender seus gastos para impressão e facilita a visualização do preço a ser cobrado, uma vez que é inserido a expectativa do seu lucro mínimo.
No site do Cammada você pode fazer o calculo online inserindo dados da sua impressora 3D e o custo do material para ter uma simulação de preço a ser cobrado. Tudo isso é traduzido automaticamente por um gráfico bem intuitivo que desenvolveram para que tudo seja ainda mais claro.
Entenda o Material x Máquina
O custo de material é calculado em função da quantidade estimada de insumo para impressão de um determinado pedido, e o custo de máquina é calculado em função do tempo estimado para impressão de um determinado pedido.
A resolução é inversamente proporcional à velocidade de impressão da peça. Sendo assim, adotaram as seguintes velocidades como padrão para cada resolução:
Ultra (< 0,05cm): 2 cm³/hora
Alta (0,05 – 0,10cm): 4 cm³/hora
Média (0,10 – 0,25cm): 12 cm³/hora
Baixa (> 0,25cm): 20 cm³/hora
Ao preencher todas as lacunas, você printer, terá uma compreensão global de investimento e lucro do seu serviço.
Com base nos custos apontados por você, sua política de descontos e sua expectativa de lucro por pedido, eles irão indicar o preço justo a ser cobrado e o valor mínimo do pedido para nunca ter prejuízo!
Planilha de Custos
Outro método bastante utilizado para se calcular o custo de uma impressão 3D é usar um modelo de planilha criada pelo canal 3D Geek Show. Nela é possivel preencher os dados do tipo de material e o valor de custo de cada um deles. A planilha também calcula uma projeção de retorno de investimento da sua impressora 3D. Faça download da planilha aqui:
Ideias para empreender com Impressão 3D
Aqui no blog reunimos várias dicas para empreender utilizando a sua impressora 3D em diversos mercados, vale a pena dar uma olhada nessas dicas de formas de ganhar dinheiro com impressão 3D. Você também pode assinar nossa newsletter logo abaixo para receber notícias fresquinhas.