Blog

Quais filamentos para impressora 3D são compatíveis com a Stella 2

Quais filamentos para impressora 3D são compatíveis com a Stella 2
|

PLA, TPU, PETG, HPLA e Nylon são os cinco filamentos para impressora 3D Stella 2. Versáteis, resistentes e populares, os materiais apresentam bom resultado no processo de impressão dos objetos 3D. Listamos abaixo a utilidade de cada material e os porquês de utilizá-los:

O que é esse tal de PLA?

O PLA ou poliácido láctico é o filamento 3D mais usual na impressão 3D. Trata-se de uma substância de origem biológica, obtido por recursos renováveis, composto por amido ou açúcar como: milho, trigo, beterraba, batata ou cana-de-açúcar.  O PLA possui uma boa aderência a mesa de impressão,  característica essencial para ocorrer um resultado positivo nas impressões 3D.

Há uma ampla diversidade de cores disponíveis do filamento em PLA da marca Material 3D. As básicas são: branco, preto, cinza, translúcido, prata, bronze, vermelho cereja, amarelo gema, azul violeta e claro, laranja, bege, verde bandeira, abacate e oliva, rosa chiclete, marrom claro, púrpura e fúchsia. Além dessas, também existem cores metalizadas e brilhantes.

A Material 3D também disponibiliza refil dos filamentos em PLA. Com uma forma econômica e sustentável, é possível obter uma diversidade de cores maior. Confira todos os detalhes aqui.

PLA é biodegradável e amigo do planeta

É um material amigo do planeta e pode ser descartado de uma forma eficaz e sem grandes complicações: ou em compostagem por um processo de degradação natural do material ou incinerado, por exemplo, em fogueiras, sem deixar resíduos.

Filamentos PETG

O filamento PETG é também um dos materiais mais populares entre a impressão 3D. É utilizado principalmente para impressões que demandam maior resistência na composição, que combina PET (polyethylene terephthalat) e glicol.

É conhecido por conta das garrafas PET de refrigerante, água ou suco. Também é a substância ideal para quem busca o efeito de translúcido nas impressões com alta transparência e grande resistência.

Há disponível nas cores preto, branco, vermelho, azul, cinza e translúcido. No entanto, não é um material reciclável e após a impressão é uma substância extremamente sensível. Veja mais informações aqui.

Filamento HPLA

Com todas as propriedades do PLA, e com um plus de resistência, o HPLA é fácil de imprimir, possui um ótimo acabamento e ainda proporciona resistência mecânica para as suas impressões.

Filamentos TPU ou Flex

O filamento TPU é conhecido por ser elástico e flexível. Com a composição de poliuretano termoplástico, a absorção de impactos e a rigidez são altamente resistentes. A composição é muito parecida com o PLA, entretanto, modifica-se a questão da flexibilidade e resistência às baixas temperaturas.

No site da Boa Impressão 3D o filamento é chamado como flex. Uma sugestão na utilização do filamento com a Stella 2 é configurar com alta densidade (60-80% de preenchimento) para as peças com extrema resistência e superfície emborrachada, já com baixa densidade (5-20%) os materiais flexíveis e maleáveis. Conheça todos os modelos, cores e tipos do filamento para impressora 3D do tipo TPU  aqui.

Filamento Nylon

Este filamento é extremamente raro, o Nylon de roçadeira pode ser usado para impressão 3D e possui algumas vantagens como custo, flexibilidade, boa adesão entre camadas e etc. Nós documentamos a preparação para impressão com esta material nesse post em nosso blog.

Saiba como conservar e manter em bom o estado o seu estoque de filamentos no Blog da Boa Impressão 3D. Aproveite e inscreva-se abaixo na nossa newsletter. Até a próxima!

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas