Blog

Qual o melhor filamento para impressão 3D: PLA ou PETG?

Qual o melhor filamento para impressão 3D: PLA ou PETG?
|

Conheça abaixo a diferença entre os filamentos mais populares no universo da impressão 3D
Já sabemos que para imprimir peças em 3D, precisamos de filamentos, que já falamos aqui no blog. Mas, se a dúvida é qual a melhor matéria-prima, devemos te alertar que há vários tipos de materiais disponíveis para a materialização das ideias com uma impressora 3D.

Entre os filamentos mais comuns utilizados na impressão 3D estão o PLA e o PETG. A popularidade de ambos deu-se por conta da resistência, facilidade de manuseio, bons resultados e composições muito parecidas.

Listamos algumas características específicas de cada um deles para facilitar a escolha ideal para as suas impressões 3D. Confira:

O que é esse tal de PLA?

O PLA ou poliácido láctico é o filamento 3D mais usual na impressão 3D. Trata-se de uma substância de origem biológica, obtido por recursos renováveis, composto por amido ou açúcar como: milho, trigo, beterraba, batata ou cana-de-açúcar.

O PLA é um material extremamente fácil de se utilizar, ele não necessita de mesa aquecida e a taxa de retração quando esfriado, é minima. Ou seja, existe pouca chande da peça empenar durante a impressão, só é preciso que ele fique bem grudado na mesa.

O ponto fraco de PLA, é o calor. Este material já começa a amolecer e perder a estrutura a 60ºC, muito pouco comparando com outros materiais. Outro ponto, é sua resistência mecânica, que é um pouco mais baixa.

Há uma ampla diversidade de cores disponíveis do filamento em PLA da marca Material 3D. São elas: branco, preto, cinza, translúcido, prata, bronze, vermelho cereja, amarelo gema, azul violeta e claro, laranja, bege verde bandeira, abacate e oliva, rosa chiclete, marrom claro, púrpura e fúchsia.

A Material 3D também disponibiliza refil dos filamentos em PLA. Com uma forma econômica e sustentável, é possível obter uma diversidade de cores maior. Confira todos os detalhes aqui.

PLA é biodegradável e amigo do planeta

É um material amigo do planeta e pode ser descartado de uma forma eficaz e sem grandes complicações: ou em compostagem por um processo de degradação natural do material ou incinerado, por exemplo, em fogueiras, sem deixar resíduos.

Filamentos PETG

O filamento PETG é também um dos materiais mais populares entre a impressão 3D. É utilizado principalmente para impressões que demandam maior resistência na composição, que combina PET (polyethylene terephthalat) e glicol.

É conhecido por conta das garrafas PET de refrigerante, água ou suco. Também é a substância ideal para quem busca o efeito de translúcido nas impressões com alta transparência e grande resistência. Ele traz o melhor de dois mundos, PLA e o ABS por ser fácil de imprimir, excelente acabamento, não precisar de mesa aquecida, sólido pra burro (mais denso que o PLA e o ABS) e seguro para contato com alimentos, ou seja, você pode fazer potes e recipientes que tenham contato direto com alimento.

Há disponível 6 cores diferentes de PETG na nova linha Impacto da Material 3D. No entanto, não é um material reciclável e outro ponto, é o seu valor elevado em comparação aos outros materiais.

E você, qual filamento prefere na impressão 3D: PLA ou PETG? Deixe o seu comentário no campo abaixo! Aproveite e inscreva-se na newsletter da Boa Impressão 3D.

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas