banner topo banner topo
Blog

PrusaSlicer – Configurações de Filamento

PrusaSlicer – Configurações de Filamento
|

Aqui aprenderemos um pouco mais sobre as configurações: Filamento, Resfriamento, Avançado, Sobrescrever config de filamento, G-code customizado, Notas e Dependencias.

Se você é um Stelleiros e quer ver o manual completo, é só acessar o canal do suporte e procurar pelo artigo: PrusaSlicer – O Manual. Lembrando que essas configurações já estão todas prontas para a Stella, mas é interessante saber o que cada propriedade faz.

Então, vamos lá.

O PrusaSlicer divide as suas funções em três categorias, cada uma representando o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade, que pode ser trocada a qualquer hora, clicando no botão da categoria que for utilizar.

Para facilitar o uso desse manual dividimos ele em três categorias, cada uma representa o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade na aba de configurações do PrusaSlicer.

📗 Simples – Funcionalidades que podem ser alteradas sem prejudicar a impressão.

📒 Avançado – Funcionalidades que alteradas podem comprometer a impressão.

📕 Especialista – Funcionalidades que alteradas podem danificar a impressão e a impressora, recomendado fazer teste antes de aplicar essas funcionalidades.

Caso ainda não tenha o PrusaSlicer, segue link para download:

1) Abra as Config. de filamento/Fillament Settings

 

2) Esta é a tela com as opções que cobriremos a seguir:

Filamento / Filament

📗📒Filamento / Filament

Cor/Color:  Aqui definimos a cor que o objeto ficará quando utilizarmos o visualização do editor 3D.

Diamêtro/Diameter: Este parâmetro define o diâmetro do filamento utilizado para a impressão em milímetros. Alguns filamentos possuem ovalizações que necessitam de um ajuste no diâmetro.

Multiplicador de extrusão/Extrusion multiplier: Defina isso para controlar o fluxo de extrusão do seu material, aumentando o valor, mais filamento sai no comando, diminuindo, menos filamento.

Desnsidade/Density: A densidade do material usado em g/cm³. Dependendo da composição do material, sua densidade muda. Peças com filamentos mais densos são mais pesadas, com esse parâmetro o fatiador consegue retornar o peso em gramas do seu objeto quando impresso.

Custo/Cost: Preço do filamento por kg dele. Com isso parametrizado o fatiador pegará a quantidade de filamento que será usado em gramas e convertera em dinheiro (dependendo da unidade monetária definida).

📗Temperatura ºC/ Temperature ºC

Extrusora/Extruder: 

↳ Primeira camada/ First Layer: Defina a temperatura no extrusor durante a primeira camada. Usa-se valores mais altos para a primeira camada para o objeto aderir a mesa.

↳ Outras camadas/ Other Layers: Defina a temperatura no extrusor para as outras camadas, além da primeira. Aqui nós definimos a temperatura de trabalho da impressora.

Mesa/ Bed:

↳ Primeira camada/ First Layer: Quando tem-se mesa aquecida na impressora, este parêmetro define a temperatura na mesa de impressão  durante a primeira camada.

↳ Outras camadas/ Other Layers:Quando tem-se mesa aquecida na impressora, este parêmetro define a temperatura na mesa de impressão  durante as outras camadas, além da primeira.

Resfriamento/Cooling:

📗Habilitar/Enable

Matenha a ventoinha sempre ligada/Keep fan always on: Quando ativado a ventoinha ficará sempre ativada, pelo menos em sua velocidade mínima.

Ativar o resfriamento automático/Enable auto cooling: Essa função ativa a lógica de resfriamento automático. Fazendo com que o resfriamento em camadas com menos do mínimo definido seja feito com a velocidade máxima. Se for maior que o mínimo e abaixo de máximo definido a ventoinha é executada com a velocidade inversamente proporcional a duração da camada até o mínimo.

📕 Config. da ventoinha / Fan Settings

Velocidade da ventoinha/Fan Speed: Define as velocidades mínimas e máximas da ventoinha de resfriamento em porcentagem de 0 a 100%.

Velocidade da ventoinha nas pontes / Fan Speed on Bridges: Define a velocidade da ventoinha em impressão de pontes, normalmente usa-se valores altos para que o filamento se solidifique mais rápido.

Desabilite a ventoinha para a(s) primeira(s) / Unable fan for the first(s): Define a quantidade de camadas iniciais em que a ventoinha ficará desativada.

📕 Limiares de Resfriamento / Cooling Thresholds

Ative a ventoinha se o tempo de impressão da camada estiver abaixo / Enable fan if layer print time is below: Define o tempo máximo de duração de camada para ligar o fan seguindo a regra do resfriamento automático.

Diminuir a velocidade quando o tempo de impressão for menor que / Slow down if layer print time is below: Define o tempo mínimo de duração da camada para a diminuição da velocidade de impressão.

Velocidade mínima de impressão / Min print speed: Define a velocidade mínima de impressão quando camadas duram menos que o definido no parametro de diminuir a velocidade.

Avançado / Advanced

📒Propriedades do Filamento / Fillament properties

Tipo de filamento / Fillament type: Define o material do filamento, como PLA, PETG, NYLON.

Material solúvel / Soluble material: Define se o material é solúvel, útil para impressoras com dupla extrusão onde suportes são feitos com o material solúvel.

📒Substituição da velocidade de impressão / Print speed override

Máxima velocidade volumétrica / Max volumetric speed: Esse parâmetro define qual a máxima velocidade volumétrica que deve ser maximizado.

📕 Parâmetros da torre de limpeza / Wipe tower parameters

Remoção mínima na torre da limpeza / Minimal purge on wipe tower: Volume mínimo de material que deve ser depositado na torre de limpeza.

📕 Parâmetros de mudança de ferramenta com impressoras de multi material com apenas uma extrusora / Toolchange parameters with single extruder MM printers

Sobrescrever config. de filamento / Filament Overrides

📗📒Retração / Retraction

Comprimento/Length: Comprimento da retração que deve ser sobrescrita na configuração.

Elevar Z/Lift Z: Define a altura que o z deve ser levantado quando houver retrações que deve ser sobrescrita na configuração.

Apenas elevar Z acima/ Only Lift Z above: Define a altura mínima em que a impressora deve estar para executar o comando de elevar Z.

Apenas elevar Z abaixo/ Only Lift Zbelow: Define a altura máxima em que a impressora deve estar para executar o comando de elevar Z.

Velocidade da retração/ Retraction Speed: Define a velocidade, em mm/s, que a retração deve ser feita

Velocidade de retorno da retração/ Deretraction Speed: Define a velocidade, em mm/s, que o retorno da retração deve ser feita

Comprimento extra no reinício/ Extra lenght on restart: Define o comprimento de extrusão, em mm, extra que deve ser feito no momento do retorno da retração

Retração em viagem acima de/ Minimum travel after retraction: Define a distância mínima, em mm, em que deve ser feita a retração

Retrair na mudança de camada/ Retract on layer change: Define se haverá retração, ou não, na mudança de camadas

Limpe durante a retração/ Wipe while retracting: Define se ao retrair haverá movimentação de limpeza

Quantidade de retração antes da limpeza/ Retraction amount before wipe: Define a porcentagem da retração que deve ser feita antes da limpeza

G-code customizado/ Custom G-code:

G-code de início/ Star G-code: Neste campo é possível dar comandos via g-code quando a impressão iniciar.

G-code de finalização/ End G-code: Neste campo é possível dar comandos via g-code quando a impressão finalizar.

Notas/ Notes:

Você pode colocar aqui suas anotações pessoais. Este texto será adicionado aos comentários do cabeçalho do G-code.

Dependências / Dependencies

     📒📕 Dependências do perfil

Impressoras compatíveis/ Compatible printers: Aqui conseguimos limitar o uso da configuração do filamento para alguma(s) impressora(s). Quando selecionado impressoras não compatíveis, a configuração de filamento não aparecerá.

Condição de impressoras compatíveis/ Compatible printer conditions: Usa uma expressão booleana usando as configurações de impressora de um perfil ativo. Se a expressão inserida for considerada verdadeira, a impressora será compatível ao filamento.

Perfis de impressão compatíveis/Compatible print profiles: Aqui conseguimos limitar o uso da configuração do filamento para algum(s) perfil(s) de impressão. Quando selecionado perfis não compatíveis, a configuração de filamento não aparecerá.

Condição de perfis de impressão compatíveis/ Compatible print profile conditions:  Usa uma expressão booleana usando as configurações de perfil de impressão de um perfil ativo. Se a expressão inserida for considerada verdadeira, o perfil de impressão será compatível ao filamento.

 

Essas são todas as configurações de filamento disponíveis, atualmente, no PrusaSlicer! No próximo post veremos mais sobre as configurações de impressora!

Até mais!

 

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas