Blog

PrusaSlicer, entendendo as configurações de impressão

PrusaSlicer, entendendo as configurações de impressão
|

Se você está acessando esse post é porque provavelmente conhece o PrusaSlicer e sabe que ele é um dos melhores fatiadores atualmente disponíveis, certo? Mas, se você ainda não sabe o que é o PrusaSlicer, recomendamos primeiro a leitura desse outro post. 😉

Bem, nessa série, que é mais técnica e detalhada, separamos o processo de configuração para impressão em 3 partes. Nessa primeira parte, vamos esmiuçar dentro da aba ‘Configurações de Impressão’ as opções: camadas e perímetros, preenchimento, saia e aba.

Se você é um Stelleiros e quer ver o manual completo, é só acessar o canal do suporte e procurar pelo artigo: PrusaSlicer – O Manual. Lembrando que essas configurações já estão todas prontas para a Stella mas é interessante saber o que cada propriedade faz.

Então, vamos lá.

O PrusaSlicer divide as suas funções em três categorias, cada uma representando o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade, que pode ser trocada a qualquer hora, clicando no botão da categoria que for utilizar.

Para facilitar a leitura e entendimento desse material, dividimos ele em três categorias, cada uma representa o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade.

📗 Simples – Funcionalidades que podem ser alteradas sem prejudicar a impressão.

📒 Avançado – Funcionalidades que alteradas podem comprometer a impressão.

📕 Especialista – Funcionalidades que alteradas podem danificar a impressão e a impressora, recomendado fazer teste antes de aplicar essas funcionalidades.

Caso ainda não tenha o PrusaSlicer, segue link para download:

1) Abra as Config. de impressão/Print Settings;

Configurações de impressão PrusaSLicer

2) Esta é a tela com as opções que cobriremos a seguir:

Opções

Config. de Impressão / Print Settings – PrusaSlicer

A guia Configurações de impressão oferece a oportunidade de alterar as configurações relacionadas à impressão real. Enquanto as outras guias raramente são alteradas, as configurações nessa guia serão modificadas regularmente, possivelmente para cada modelo impresso.

Camadas e Perímetros / Layers and Perimeters – PrusaSlicer

📗 Altura da camada / Layer height 

Altura da Camada Prusa Slicer

Altura da camada / Layer height:  Define a espessura de cada camada,  é o movimento ao longo do eixo Z (vertical).

Pode ser de 0.052 à 0.3mm (utilizando a ponteira padrão 0.4mm), sendo que quanto menor este valor maior a resolução Z.

Altura da primeira camada / First layer height:   Define a espessura da primeira camada, esse valor por padrão é “0.3” e não deve ser alterado.

📗 Paredes verticais / Vertical Shells 

Paredes verticais PrusaSlicer

Perímetros / Perimeters:  Define o número mínimo de paredes que a impressão terá. Geralmente é recomendado ter no mínimo dois perímetros (a menos que o modelo exija uma quantidade menor paredes), pois isso garante que se uma seção do perímetro não for impressa corretamente, o segundo perímetro ajudará a encobri-lo.

Dica : Quanto mais paredes mais resistência a peça terá.

Vaso espiral / Spiral vase: Ativa o “modo vaso”.  Significa que a impressora imprimirá apenas um perímetro, sem preenchimento, sem camadas sólidas superiores e sem suporte.
É bom para imprimir vasos, é rápido e o vaso fica impermeável. Basicamente, a cabeça de impressão se move na trajetória espiral sem quaisquer paradas ou etapas entre as coordenadas Z.

Requisito : O vaso em questão precisa ser sólido, ou seja fechado em seu topo e base no modelo STL.

📗 Paredes horizontais / Horizontal Shells (Fechamento Superior, Inferior)

Paredes Horizontais PrusaSlicer

Camadas sólidas / Solid Layers: Define a quantidade de camadas sólidas na parte superior da impressão(Top) e/ou na inferior(Bottom) da peça.

Dica : Quanto mais camadas de topo ou base, mais resistência a peça terá.

📒📕 Qualidade / Quality – PrusaSlicer

Qualidade de impressão PrusaSlicer

Perímetros extras se necessário / Extra perimeters if needed: Essa opção quando habilita a criação de paredes extras caso necessário, dessa forma garantindo construção segura de partes em ângulo.

Assegue a espessura vertical da parede / Ensure vertical wall thickness: Adiciona preenchimento sólido perto de superfícies inclinadas para garantir a espessura das parades verticais.

Evitar cruzamento de perímetros / Avoid crossing perimeters:  Força a ponteira ficar dentro dos perímetros o máximo possível para minimizar o número de vezes que deve atravessá-los quando se movimentar e entre ilhas.

Habilitando esse recurso o tempo de fatiamento e de impressão vai aumentar consideravelmente.

Detectar paredes finas / Detect thin walls:  Detecte paredes finas. O fatiador vai gerar um traço mesmo quando a largura da parede for menor que o diâmetro da ponteira (geralmente 0.4mm).

Dica : Mantenha desabilitado para evitar pontas e artefatos indesejados no modelo.

Detectar perímetros de ponte / Detect bridging perimeters: Esse recurso detecta as porções que são bordas em balanço dos perímetros e aplica o fluxo e velocidade de ponte a eles.

📗📕 Avançado / Advanced

Avançado PrusaSlicer

Posição da costura / Seam position:  Essa configuração determina a posição da costura na peça, o ponto inicial dos loops de cada perímetro.

As opções são:

  • Aleatório / Random: Essa opção gera um ponto diferente para cada camada, tornando assim a costura menos perceptível.

Em camadas altas (0.3mm) esta opção deixa os pontos bem evidentes, além de ser uma opção que torna a impressão mais lenta por conta dos longos “travels”.

  • Próximo / Nearest: Melhor opção, ela tenta colocar a costura na parte côncava mais próxima, de forma a ficar escondida.

Economiza travels e ainda esconde a costura.

  • Alinhado(a) / Aligned: Tenta alinhar a costura na direção Z. Esta opção otimiza ao máximo o tempo de impressão reduzindo o travel em detrimento da qualidade.
  • Traseira / Rear: Coloca a costura na parte traseira da peça. A referencia de frente ou trás é baseada na posição 0,0 da mesa.

Perímetros externos primeiro / External perimeters first:   Imprimir o inverso do padrão, perímetros externos são impressos antes dos internos.

Preenchimento / Infill – PrusaSlicer

O preenchimento é simplesmente uma estrutura repetitiva usada para ocupar espaço dentro de uma impressão 3D vazia. Para a maioria das impressões, o preenchimento fica oculto, mas, ocasionalmente, os padrões especiais de preenchimento são mais do que dignos de serem exibidos.

📗 Preenchimento / Infill

Preenchimento PrusaSlicer

Densidade de preenchimento / Infill density:  Densidade do preenchimento interno, expressa no intervalo 0% – 100%. Sendo 0% oco e 100% sólido.

Padrão de preenchimento / Infill pattern:  Há várias considerações ao escolher um padrão de preenchimento: força do objeto, tempo e material, preferência pessoal.

Preenchimento do topo / Top infill pattern:  Funciona como Infill Pattern porém esse alteração só se aplica para a parte superior da impressão (topo).

Preenchimento da base / Bottom infill pattern: Também funciona como Infill Patterns, porém, essa alteração só se aplica para a parte inferior da impressão (base).

 

Alguns modelos de Infill pattern (Colunas) e preenchimento (Linhas)

Tipos de infill PrusaSlicer

📒 Reduzindo o tempo de impressão / Reducing printing time 

Reduzindo o tempo de impressão PrusaSlicer

Combine preenchimento a cada / Combine infill every:  Esse recurso permite combinar o preenchimento e acelerar a impressão ao diminuir as camadas de preenchimento.

Somente preenchimento onde necessário / Only infill where needed:  Esta opção limitará o preenchimento às áreas realmente necessárias (ele atuará como suporte interno). Se ativado, retarda a geração do Gcode devido às múltiplas verificações envolvidas.

Mais detalhes em:  Como economizar material utilizando o Slic3r

 

📒📕 Avançado / Advanced  

Opções avançadas

Preenchiemento sólido a cada / Solid infill every: Esse recurso permite forçar uma camada sólida a cada determinado número de camadas.

Ângulo de preenchimento / Fill angle: Ângulo base padrão para a orientação de preenchimento. As pontes serão preenchidas usando a melhor direção que o PrusaSlicer pode detectar, portanto, essa configuração não as afeta.

Área de limiar de preenchimento sólido / Solid infill threshold area:  Forçar preenchimento sólido para regiões com área menor que o limite especificado.

Ângulo de ponte / Bridge angle: Sobreposição para o ângulo de pontes.

Apenas retrair quando cruzar perímetros / Only retract when crossing perimeters:  Desativa a retração quando o percurso não excede os perímetros da camada.

Preenchimento antes dos perímetros / Infill before perimeters:  Esta opção mudará a ordem de impressão de perímetros e preenchimento.

Saia e Aba / Skirt and Brim – PrusaSlicer

São um tipo de contorno em volta da peça. Ou seja, é uma volta que envolve a primeira camada da impressão, mas sem toca-lá, é extrudada na camada antes de começar a imprimir seu modelo. Já a Aba é um tipo especial de saia que encosta nas bordas do seu modelo. Normalmente, a borda é impressa com um número maior de contornos para criar uma grande borda evitando que a peça descole da mesa.

📗📒📕 Saia / Skirt 

Opções de saia e aba

Voltas (mínimo) / Loops (minimum) :  Número de voltas para a saia, configure isso para zero para desativar completamente a saia.   

Distância do objeto / Distance from object:  Distância entre saia e objeto(s). Coloque este valor em zero para fixar a saia ao(s) objeto(s) e obter uma aba para melhor aderência.

Altura da saia / Skirt height:  Altura da saia expressa em camadas.

Comprimento mínimo da extrusão do filamento / Minimum extrusion length:  Gera o número de voltas de saia necessários para consumir a quantidade especificada de filamento.

 

📗 Brim / Aba 

Brim

Largura da aba / Brim widht:  Largura horizontal da aba que será impressa ao redor de cada objeto na primeira camada.

Chegamos ao fim da nossa primeira parte do PrusaSlicer – O Manual. O que você achou? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários para a gente!

No próximo post iremos falar sobre: Material de Suporte, Velocidade e Extrusoras Múltiplas.

Esperamos você!

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas