Blog

PrusaSlicer – Configurações de Impressão Parte 2

PrusaSlicer – Configurações de Impressão Parte 2
|

Nessa segunda parte da série sobre as configurações de impressão do PrusaSlicer, vamos esmiuçar mais algumas das diversas configurações desse magnífico fatiador! Mas antes, se você ainda não leu a primeira parte clique aqui.

Na sequência de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre as configurações de: Material de suporte, Velocidade e Extrusoras múltiplas.

Se você é um Stelleiros e quer ver o manual completo, é só acessar o canal do suporte e procurar pelo artigo: PrusaSlicer – O Manual. Lembrando que essas configurações já estão todas prontas para a Stella, mas é interessante saber o que cada propriedade faz.

Então, vamos lá.

O PrusaSlicer divide as suas funções em três categorias, cada uma representando o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade, que pode ser trocada a qualquer hora, clicando no botão da categoria que for utilizar.

Para facilitar o uso desse manual dividimos ele em três categorias, cada uma representa o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade na aba de configurações do PrusaSlicer.

📗 Simples – Funcionalidades que podem ser alteradas sem prejudicar a impressão.

📒 Avançado – Funcionalidades que alteradas podem comprometer a impressão.

📕 Especialista – Funcionalidades que alteradas podem danificar a impressão e a impressora, recomendado fazer teste antes de aplicar essas funcionalidades.

Caso ainda não tenha o PrusaSlicer, segue link para download:

1) Abra as Config. de impressão/Print Settings;

Configurações de Impressão PrusaSlicer

2) Esta é a tela com as opções que cobriremos a seguir:

Temas abordados PrusaSlicer

Material de suporte / Support material  PrusaSlicer

Imprimir um modelo de baixo para cima, como acontece com o FDM, significa que qualquer saliência significativa será impressa no ar e provavelmente cairá ou não será impressa corretamente. A escolha do material de suporte no PrusaSlicer (Gerar material de suporte) adicionará estruturas adicionais ao redor do modelo, que serão construídas para depois suportar a parte suspensa. A opção de espaçamento de padrão determina o quão denso o material de suporte é impresso.

📗📒📕 Support material / Material de suporte 

Material de Suporte

Gerar material de suporte / Generate support material:  Ativar o material de suporte.

Gerar suportes automaticamente / Auto generated supports: Ativar a geração automática de suporte com base no limite de angulação.

Limite de angulação / Overhang threshold:  Este campo define o volume suporte, onde o fatiador detectará que precisa ou não de suportes. Medido em porcentagem, defina como uma porcentagem para detectar automaticamente com base em alguma % de largura do perímetro suspenso (recomendado).

Dica Quanto menor o grau, menos suporte será gerado. Veja os exemplos abaixo.

Limite de angulação 1grau PreusaSlicer

60° (padrão)

Limite de angulação 60 graus Padrão PrusaSlicer

90°

Limite de angulação 90 graus PrusaSlicer

Refoçar suporte para a(s) primeira(s) / Enforce support for the first:  Gere material de suporte para o número especificado de camadas contando a partir da parte inferior, independentemente de o material de suporte normal estar ativado ou não e independentemente de qualquer limite de ângulo. Isso é útil para obter mais adesão de objetos com uma pegada muito fina ou pobre na placa de construção.

        📒 Estrado / Raft 

Estrado

Camadas de estrado / Raft layers:  O objeto e o material de suporte serão gerados sob esse quantidade de camadas.

        📗📒📕 Opções para material de suporte e estrado / Options for support material and raft

Operações para Material de Suporte PrusaSlicer

Distância de contato Z / Contact Z distance:  A distância vertical entre o objeto e a camada do material de suporte.

Padrão / Pattern:  Padrão usado para gerar material de suporte.

Com bainha em torno do apoio /  With sheath around the support: Adiciona uma bainha/perímetro em torno do suporte, ou seja, reforçam ele, mas dificulta a retirada do mesmo.

Padrão de espaçamento / Pattern spacing:  Espaçamento entre linhas de material de suporte.

Ângulo do padrão / Pattern angle:  Use essa configuração para girar o padrão do material de suporte no plano horizontal.

Camadas de interface / Interface layers:  Número de camadas de interface a inserir entre o(s) objeto(s) e o material de suporte.

Espaçamento do padrão da interface / Interface pattern spacing:  Espaçamento entre linhas de interface. Defina zero para obter uma interface sólida.

Voltas da interface / Interface loops:  Cobre a camada de contato superior dos suportes com laços.

Suporte somente na mesa de impressão / Support on build plate only:  Somente crie suporte se ele estiver em uma placa de construção. Não crie suporte em uma impressão.

Não suporte pontes / Don’t support bridges:  Opção experimental para impedir que o material de suporte não seja gerado em áreas com ponte.

Sincronizar com camadas de objeto / Synchronize with object layers: Mantém a altura de camada do suporte igual com a da peça a ser impressa.

Velocidade / Speed PrusaSlicer

A melhor abordagem para utilizar é incrementar os vários parâmetros de velocidade em pequenos passos e observar o efeito de cada alteração na qualidade de impressão. A velocidade de deslocamento é um ponto de partida seguro, e não é irreal atingir velocidades de até 250 mm / s (se a sua impressora puder lidar com isso). Ajustando a velocidade dos perímetros, o preenchimento está disponível no modo simples, e a regra geral é ter o perímetro um pouco mais lento do que o preenchimento para reduzir possíveis manchas na superfície (o preenchimento pode ser mais rápido porque pequenas lacunas não importam).

📒 Velocidade para movimentos de impressão / Speed for print moves 

Velocidade para movimentos de impressão PrusaSlicer

Perímetros / Perimeters:  Velocidade para perímetros

    Pequenos / small:  Essa configuração separada afetará a velocidade dos perímetros com raio menor que 6,5 mm (geralmente, furos).

    Externos / external:  Esta configuração separada afetará a velocidade dos perímetros externos (os visíveis).

Preenchimento / Infill:   Velocidade para imprimir o preenchimento interno.       

    Sólido / solid:  Velocidade para impressão de regiões sólidas

    topo sólido / top solid:  Velocidade para impressão de camadas sólidas superiores (aplica-se apenas às camadas externas superiores e não às camadas sólidas internas).

Material de suporte / Support material:  Velocidade para impressão de suporte.

    Interface do material de suporte / interface:  Velocidade de Interface

Pontes / Bridges:  Velocidade de impressão de pontes.

Preenchimento de vão / gaps:  Velocidade para preencher lacunas. Uma vez que estas são geralmente linhas simples, você pode querer usar uma velocidade baixa para melhor aderência.

 

📒 Velocidade para movimentos não impressos / Speed for non-print Moves

Velocidade para movimentos não Impressos

Viagem / Travel:  Velocidade para movimentos de viagem (saltos entre pontos de extrusão distantes)

📒 Modificadores / Modifiers 

Modificadores

Velocidade da primeira camada / First layers  speed:  Se expressa como valor absoluto em mm/s, esta velocidade será aplicada a todos os movimentos de impressão da primeira camada, independentemente do seu tipo. Portanto, se expresso como uma porcentagem (por exemplo: 40%), ele redimensionará as velocidades padrão.

📕 Controle de aceleração (avançado) / Acceleration control (Advanced) 

Controle de aceleração avançado

Perímetros / Perimeters:  Esta é a aceleração que sua impressora utilizará para perímetros.

Preenchimento / Infill:  Esta é a aceleração que sua impressora usará para o preenchimento.

Ponte / Bridge:  Esta é a aceleração que sua impressora usará nas pontes.

Primeira camada / First Layer:   Esta é a aceleração que sua impressora usará para a primeira camada.

Padrão / Default:  Essa é a aceleração para a qual sua impressora será redefinida depois que os valores de aceleração específicos da função forem usados (perímetro / preenchimento). Defina zero para evitar a reposição da aceleração.

📕 Velocidade automática (avançado) / Autospeed (advanced) 

Velocidade Automatica

Velocidade máxima de impressão / Max print speed:  Ao definir outras configurações de velocidade como 0, o Slic3r irá autocalcular a velocidade ideal para manter a pressão constante da extrusora. Essa configuração experimental é usada para definir a velocidade de impressão mais alta que você deseja permitir.

Max

Máxima velocidade volumétrica / Max volumetric speed:  Esta configuração experimental é usada para definir a velocidade volumétrica máxima que sua extrusora suporta.

Multiple Extruders / Extrusoras Múltiplas  PrusaSlicer

Uma impressora com mais de uma extrusora pode ser usada de maneiras diferentes. Se você tem um modelo de várias partes, que define regiões distintas, no PrusaSlicer, você pode atribuir cada uma delas a uma extrusora. No entanto,  se você tiver um modelo de peça única, poderá atribuir funções diferentes a cada extrusora, como por exemplo, preencher usando um bocal maior ou construir material de suporte com filamento solúvel.

📕 Extrusoras / Extruders 

Extrusoras

  Extrusora de perímetro / Perimeter extruder:   A extrusora a ser usada ao imprimir perímetros e abas. A primeira extrusora é Infill extruder:  A extrusora para usar ao imprimir o preenchimento.

Solid infill extruder:  A extrusora a ser usada ao imprimir um preenchimento sólido.

Support material/raft/skirt extruder:  A extrusora para usar ao imprimir material de suporte, raft e saia.

Support material/raft interface extruder: A extrusora para usar ao imprimir interface de material de suporte. Isso também afeta a Raft.

📕 Prevenção de Vazão / Ooze prevention 

Prevenção de vazão PrusaSlicer

Habilitar / Enable:  Durante as impressões de várias extrusoras, essa opção eliminará a temperatura das extrusoras inativas para evitar o vazamento. Ele permitirá uma saia alta automaticamente e moverá as extrusoras para fora da saia ao alterar as temperaturas.

Variação de temperatura / Temperature variation:  Diferença de temperatura a ser aplicada quando uma extrusora não está ativa

📒 Torre de limpeza / Wipe tower

      Torre de Limpeza

Habilitar: Habilita a torre de limpeza.

Posição X/Y: Escolhe a posição da torre na mesa.

Espessura: A espessura que a torre terá.

Ângulo de rotação da torre: ângulo de rotação da torre no eixo X

Distância de ponte máxima: Distância máxima entre sustentações.

 No sparse layers (experimental): Se ativado, a torre de limpeza só será impressa em camadas que tenha troca de

ferramenta.

Extrusar todas as extrusoras de impressão: Se ativado, todas as extrusoras irão expurgar no canto direito da impressão

📕 Avançado / Advanced 

Opções avançadas no PrusaSlicer

Interface dos perímetros externos / Interface shells:   Força a geração de cascas sólidas entre materiais / volumes adjacentes. Útil para impressões multi-extrusoras com materiais translúcidos ou material de suporte solúvel.

Chegamos ao fim da nossa segunda parte do PrusaSlicer – O Manual. O que você achou? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários para a gente!

No próximo post iremos falar sobre: Opções avançadas, Opções de saída, Notas e Dependências.

Esperamos você!

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas