banner topo banner topo
Blog

PrusaSlicer – Configurações de Impressão Parte 3

PrusaSlicer – Configurações de Impressão Parte 3
|

Na terceira e última parte da série sobre as configurações de impressão do PrusaSlicer, vamos finalizar as configurações deste fatiador! Mas antes, se você ainda não leu a segunda parte clique aqui.

Aqui aprenderemos um pouco mais sobre as configurações: Avançado, Opções de Saída, Notas e Dependencias.

Se você é um Stelleiro e quer ver o manual completo, é só acessar o canal do suporte e procurar pelo artigo: PrusaSlicer – O Manual. Lembrando que essas configurações já estão todas prontas para a Stella, mas é interessante saber o que cada propriedade faz.

Níveis de complexidade

O PrusaSlicer divide as suas funções em três categorias, cada uma representando o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade, que pode ser trocada a qualquer hora, clicando no botão da categoria que for utilizar.

Para facilitar o uso desse manual dividimos ele em três categorias, cada uma representa o nível de conhecimento necessário para alterar determinada funcionalidade na aba de configurações do PrusaSlicer.

📗 Simples – Funcionalidades que podem ser alteradas sem prejudicar a impressão.

📒 Avançado – Funcionalidades que alteradas podem comprometer a impressão.

📕 Especialista – Funcionalidades que alteradas podem danificar a impressão e a impressora, recomendado fazer teste antes de aplicar essas funcionalidades.

Caso ainda não tenha o PrusaSlicer, segue link para download:

1) Abra as Config. de impressão/Print Settings;

Configurações de Impressão PrusaSlicer

2) Esta é a tela com as opções que cobriremos a seguir:

Avançado / Advanced

📒 Largura de extrusão / Extrusion Width 

 
Largura de extrusão padrão / Default extrusion width: Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual. Se expresso como porcentagem (por exemplo: 230%), será calculado sobre a altura da camada.
Primeira camada / First layer:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para a primeira camada. Você pode usar isso para forçar extrusados mais largas para melhor adesão. Se expresso em porcentagem (por exemplo, 120%), será calculado sobre a altura da primeira camada.
Perímetros / Perimeters:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para perímetros. Você pode querer usar extrusados mais finos para obter superfícies mais precisas. Se expresso como porcentagem (por exemplo, 200%), será calculado sobre a altura da camada.
       ↳ externos / external:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para perímetros externos.
Preenchimento / Infill:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para preenchimento. Você pode querer usar camadas mais largas para acelerar o enchimento e tornar suas peças mais fortes.
     ↳ sólido / solid:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para preenchimento de superfícies sólidas.
     ↳ topo sólido / top solid:  Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para preenchimento das superfícies superiores.
Material de suporte / Support material: Defina isso para um valor diferente de zero para definir uma largura de extrusão manual para suportes.

📕 Cobrir / Overlap:


Sobreposição de preenchimento/perímetros / Infill/perimeters overlap: Essa configuração aplica uma sobreposição adicional entre preenchimento e perímetros para melhor união. Teoricamente isso não deveria ser necessário, mas a reação pode causar lacunas. Se expresso como porcentagem (exemplo: 15%), é calculado sobre a largura de extrusão do perímetro.

📒 Fluxo / Flow

 
Relação de fluxo da ponte / Bridge Flow Ratio : Esse fator afeta a quantidade de plástico para a ponte. Você pode diminuir um pouco para puxar os extrusados e evitar a flacidez, embora as configurações padrão sejam geralmente boas e você deve experimentar o resfriamento (use um ventilador) antes de ajustar isso.
 

📒📕 Fatiamento / Slicing

      
Raio de fechamento da abertura da fatia: O menor furo que o fatiador irá interpretar, furos abaixo deste tamanho serão desconsiderados.
Resolução: Detalhes mínimos do modelo, utilizado para simplificar o modelo.
Compensação de tamanho em XY: O objeto será aumentado/encolhido pelo valor configurado. Configuração para melhorar o dimensionamento de peças impressas.
 
Desativada
Compensação XY em -0.2
 
Compensação do pé de elefante: Igual a configuração anterior, só que somente para a primeira camada.
 

📕 Outro / Other

 
Clip objetos de várias partes: Ao imprimir objetos de vários materiais, essas config. farão com que o PrusaSlicer recorte as partes dos objetos sobrepostas uma pela outra.

Output options / Opções de saída

📒📕 Impressão sequencial / Sequential printing 

 
 
Complete objetos individuais / Complete individual objects:  Ao imprimir vários objetos ou cópias, esse recurso completará cada objeto antes de passar para o próximo (e iniciá-lo a partir de sua camada inferior). Esse recurso é útil para evitar o risco de impressões arruinadas. Para isso, o fatiador deve avisar e impedir você de colisões de extrusoras, mas cuidado.
 
Folga da extursora (mm) / Extruder clearance (mm):   
Raio / Radius:  Defina isso para o raio de folga em torno de sua extrusora. Se a extrusora não estiver centralizada, escolha o maior valor para segurança. Essa configuração é usada para verificar colisões e exibir a visualização gráfica no plater.
Altura / Height:  Defina isso para a distância vertical entre a ponta do bico e (geralmente) as hastes do carro X. Em outras palavras, esta é a altura do cilindro de folga em torno de sua extrusora, e representa a profundidade máxima que a extrusora pode passar antes de colidir com outros objetos impressos.

📒📕 Arquivo de saída / Output-file

 
 
G-code detalhado / Verbose G-code:  Habilite isso para obter um arquivo G-code comentado, com cada linha explicada por um texto descritivo. Se você imprimir a partir do cartão SD, o peso adicional do arquivo poderá tornar o firmware lento.
Rotular objetos: Adiciona comentários no .gcode sobre qual objeto ele está imprimindo no momento.
Formato de nome de arquivo de saída / Output filename format:  Você pode usar todas as opções de configuração como variáveis dentro deste modelo. Para exemplo: [layer_height], [fill_density] etc. Você também pode usar [timestamp], [year], [month], [day], [hour], [minute], [second], [version], [input_filename], [input_filename_base].

📒 Scripts de pós-processamento / Post-processing scripts

 
Se você quiser processar o G-code de saída através de scripts personalizados, apenas liste seus caminhos absolutos aqui. Separe vários scripts em linhas individuais. Scripts serão passados o caminho absoluto para o arquivo G-code como o primeiro argumento, e eles podem acessar as configurações do Slic3r lendo variáveis de ambiente.

Notas / Notes 

📗 Notas

 
Você pode colocar aqui suas anotações pessoais. Este texto será adicionado aos comentários do cabeçalho do G-code.

Dependências / Dependencies

     📒📕 Dependências do perfil

Impressoras compatíveis: Aqui você define quais as impressoras são compatíveis com o perfil em questão.

Condição de impressoras compatíveis: Aqui você define se existe alguma condição especial para ser compatível, como tamanho da ponteira, etc.

Essas foram as Configurações de Impressão do PrusaSlicer, no próximo post veremos as configurações de filamento nos vemos lá!

————–


Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D?

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após ser enviado, o seu comentário será avaliado antes de ser publicado.

Leia também


Fique por dentro

Receba em seu e-mail notícias, promoções e dicas